Halloween: Produção de texto narrativo

atividade dia das bruxas-produção de texto narrativo

Essa atividade é indicada para o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo principal a compreensão dos elementos que compõe uma narrativa.

Explore a História do Halloween com Seus Alunos! 🎃👻

Não perca o nosso vídeo educativo sobre o Halloween, perfeito para crianças. Descubra a fascinante história por trás dessa celebração e divirta-se com uma parlenda assustadoramente engraçada. Compartilhe esse conteúdo educativo com seus alunos e enriqueça suas aulas com o espírito do Halloween! 🧙‍♂️🕷️

Inscreva-se no nosso canal para acessar mais vídeos educativos e atividades pedagógicas gratuitas que tornarão o aprendizado ainda mais divertido. Seus alunos vão adorar! 📚🎉

Antes de pedir que produzam um texto narrativo é essencial que apresente aos estudantes textos do mesmo tipo, produzidos por outros autores diferentes, para que realizem uma comparação e identifiquem os elementos em comum como a presença de narrador, seja observador ou personagem, personagens, espaço e tempo onde se passa a história, conflito gerador e clímax, e por fim, o desfecho.

Faça a interpretação de várias narrativas e identifiquem estes elementos citados. Uma dica, o vídeo "A narrativa e seus elementos" do canal MultiRio no Youtube, explica de forma bem interativa e divertida os elementos da narrativa, com exemplos com o tema de contos de terror. Super recomendo!

Só após isso é que peça que os alunos produzam suas narrativas e questione se todos os elementos estão presentes. Para incentivá-los ainda mais, revise os texto e faça uma exposição em que os alunos da sala faça a leitura de seus contos durante os intervalos dos outros alunos da escola. Como se fosse uma roda de leitura de terror dirigida pelos seus próprios alunos.

Canal ABC Atividades Pedagógicas no WhatsApp WhatsApp

📅 Não perca as últimas novidades e atualizações! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber atualizações em tempo real. 🚀



HABILIDADES:

EF35LP25- Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

EF35LP26- Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

EF35LP29- Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade